quarta-feira, 6 de junho de 2012

Decoração de Quartos

Os quartos pertencem à área íntima da casa e tem como função propiciar um ambiente de tranquilidade, descanso, recolhimento e intimidade, além de ter áreas para guarda de roupas e objetos íntimos, com áreas específicas (Closets) ou não. Há também as suites, onde se acrescenta um banheiro exclusivo para uso do(s) habitante(s) do quarto. E ainda há aqueles com um ambiente para leitura.



Atualmente Os quartos são, em geral, pequenos até para sua função principal; E o pior é que muitos, por desejo ou falta de opção, ainda acrescentam áreas de trabalho – idéia que considero muito ruim devido à incompatibilidade entre descanso e trabalho. Mesmo quando um computador é usado para lazer é um elemento excitante, o que não combina com descanso e tranquilidade.



É bem diferente analisar e decorar um quarto para uma só pessoa, um de casal, um de hóspedes, um de uma criança ou de mais que uma criança. Quando há mais que uma pessoa sempre temos desejos diferentes que dificultam a decisão de decoração.










Bebê, Criança, Adolescente

Importante em qualquer quarto:


Um item importante em qualquer quarto é a Boa Ventilação, já que se passa muito tempo nele (e dormindo). Mas cuidado com fortes correntes de ar que podem prejudicar os mais sensíveis:Ventiladores de teto, por exemplo, devem ficar no centro da cama (eles não devem ser colocados em rebaixamentos de gesso). O ideal é que o quarto seja iluminado pelo sol da manhã.


A Limpeza é essencial e para facilitá-la, além de evitar problemas alérgicos, evite pelúcia, acúmulo de brinquedos e objetos, tecidos pesados, tapetes grossos, etc.


Outro item que deve ser cuidado é a acústica; Temos que nos preocupar com o ruído que entra ou sai do quarto para outras partes da casa ou exterior. As paredes não devem ser finas demais e há hoje muitos revestimentos que ajudam a evitar os ruídos indesejados (como a cortiça, por exemplo).


Os comandos de iluminação e aparelhos (como tv, ar, etc) devem ser acessíveis e confortáveis para quem está deitado. Ao pensar em iluminação para leitura na cama de casal pense na pessoa ao lado. A iluminação não deve incomodá-la: Luminárias pequenas com braços giratórios fixadas na parede são boas opções. Ou iluminação na cabeceira, direcionada para cada pessoa. Investir em dimmer é sempre uma boa idéia iluminar de acordo com cada atividade.








Bebe e Criança, 2 Adolescentes, Hóspede

Para “aumentar ” o espaço:

- Cama elevada pode ter um armário embaixo; Cama comum pode ter gavetas sob o estrado;

- Prateleiras no lugar de criado-mudo e arandelas presas às paredes; Prateleiras ou nichos na parede da cabeceira podem fazer o papel de mesas de apoio e guardar objetos de decoração, luminárias e livros.

- TV no quarto (que eu detesto, mas..) sobre suportes presos à parede (que eu também detesto, mas..);

- Use o espaço abaixo das janelas para móveis baixos; Móveis com quinas arredondadas facilitam a circulação e evitam acidentes.

Boas medidas e idéias para o guarda-roupas:


Antes de tudo, analise tudo que vc tem, doe o que não usa, não gaste o pouco espaço que sempre temos com o que não precisa gastar. E pense que aquilo que guarda para usar no dia que emagrecer, ou porque não consegue se desvencilhar pode estar fazendo falta para alguém e pode fazer toda a diferença na vida desta pessoa. Doar é dar espaço para ter mais e melhor!


- Portas e tampos transparentes facilitam visualizar o conteúdo. Gavetas são para peças pequenas e coisas que não precisam estar à vista. Divisórias internas são uma boa idéia, pois as meias, roupas íntimas e bijuteiras ficam organizadas


- Prateleiras são boas para sapatos e bolsas. As de correr facilitam o acesso; Portas ripadas evitam o bolor

- Sapatos devem ficar separados das roupas, em compartimentos ventilados, se as prateleiras forem inclinadas ocupam menos espaço

- Medidas: Maleiro: 40 cm de altura em armário com 65 de profundidade; Ternos cabem em nichos com 1,20 a 1,30 de altura; Calças – 70 cm de altura; Camisas dobradas podem ficar em gavetas deslizantes com 10 cm de altura; Sapateira precisa de 34 cm de profundidade com alturas diferentes para botas, sapatos e sandálias; Prateleiras ou gavetas para camisetas com 20cm de altura e 32 cm para moletons e malhas , no mínimo.




Fonte:http://www.simplesdecoracao.com.br/decoracao-de-quartos-2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...