quinta-feira, 7 de junho de 2012

Como escolher o tapete ideal para sua casa

Dicas para cobrir o chão da sua casa com muito conforto e estilo







Escolher tapetes para a casa pode ser um desafio tão grande como decidir os móveis para o quarto ou um sofá para decorar a sala. Afinal, as opções em material, textura, tamanho, formato e cor são inúmeras, assim como a variedade em preços e processos de fabricação, que podem ser artesanais ou industriais.



Além de decorativo, o tapete pode ter várias funções práticas: aquecer o ambiente e transmitir sensação de aconchego, esconder defeitos no piso, proteger o chão de riscos, abafar ruídos. Pode ser usado em todos os ambientes, mas salas, quartos, lavabos e áreas de circulação como hall de entrada e corredores são locais estratégicos.



Vale lembrar que o tapete deve somar com toda a decoração do ambiente, sem quebrar a harmonia. Por isso, seja ele neutro, colorido, estampado ou liso, deve estar sempre de acordo com o restante dos elementos.



O local onde se pretende colocar a peça influencia muito na escolha do tipo de material do tapete. Colocar um tapete persa caríssimo no quarto de brinquedos das crianças não é uma boa ideia, assim como um tapete felpudo demais não é indicado para o banheiro ou cômodos que têm grande movimento, pois a peça certamente irá se sujar com facilidade. Nestes casos, o ideal é escolher tapetes de fácil manutenção e que possam ser lavados na máquina.



Para cada ambiente, existe um tipo de tapete. Os mais modernos pedem tapetes coloridos, com listras ou estampas diferenciadas. Nos ambientes clássicos, o melhor é optar pelos modelos mais tradicionais.
É essencial pensar também no tapete adequado para cada clima. Se a intenção é decorar um ambiente fresquinho, como uma casa de praia, prefira um tapete de fibras naturais. Ambientes mais quentes pedem tapetes de lã, linha e pelo.



Quanto ao tamanho, o importante é que o tapete esteja perfeitamente adequado às dimensões do espaço. Como ele demarca o espaço, não deve ficar desproporcional. Um tapete para ser usado em frente ao sofá, por exemplo, deve ter no mínimo a largura do móvel.



Além dos tapetes tradicionais tapetes quadrados e retangulares, os tapetes em formatos diferenciados ganham cada vez mais destaque enquanto peça de decoração. Vale a pena investir em tapetes com formatos inovadores para ter um resultado surpreendente.








Fonte: http://www.dicasdemulher.com.br/como-escolher-o-tapete-ideal-para-sua-casa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...