quarta-feira, 2 de maio de 2012

Quartos de pequenos: 11 projetos com até 14 m²

Já que a vida moderna nos proporciona espaços cada vez menores e objetos cada vez mais compactos, temos que nos adaptar a esses tamanhos.

Por Mariana Morais


Para isso, os profissionais do CasaPRO, nossa rede social de arquitetos e decoradores, mostram 11 projetos de quartos com até 14 m². Há quartos para casal, bebê, solteiros e adolescentes.




Este quarto tem 13,21 m² e foi projetado para um jovem casal. A cama tem 1,38 x 1,88 e a cabeceira, que é revestida de um laminado texturizado, recebeu da arquiteta Larissa Markowicz chapas de MDF coladas à parede e, em frente a cama, um móvel com espaço para a TV e um home office. Os armários têm portas de espelho para ampliar a sensação de espaço e a gaveta do criado-mudo tem o mesmo laminado da cabeceira. O voal se destaca na parede com um tom de cinza mais escuro e as roupas de cama foram compradas em tons de cinza e branco. A iluminação foi projetada para o ambiente com dois spots na cabeceira da cama, um plafon central para todo o espaço, um spot para a área do home office e outros três para o espaço em frente ao armário.












Com 8,08 m², é um modelo decorado em Suzano, em que a proposta era fazer um quarto para duas meninas. Para isso, a arquiteta Fernanda Polizelli Hoffman priorizou todo o mobiliário em MDF branco (Todeschini) e colchas e cortina (Tapeçaria Graham Bell) em tom cru, para suavizar e dar a sensação de amplitude. A monotonia é quebrada com o lilás da parede (Suvinil Z023), das almofadas, tapete (Clatt Tapetes e Carpetes) e com o adesivo de borboletas em duas paredes (MBM Visual). No piso foi usado laminado de madeira da Durafloor modelo Carvalho linha Life.







Este dormitório foi projetado para o apartamento de uma senhora no bairro dos Jardins, em São Paulo, para receber os netos quando vêm passar temporada na casa da avó. O Quarto tem 4,30 x 3 m e em uma das paredes de 3 m há uma janela bay window com 45 cm de profundidade. Numa das paredes foi feito um armário da Ornare, onde fica a TV embutida. Na bay window foi projetado um móvel baixo com portas de correr para guardar os livros. Todos os brinquedos e jogos ficam nos nichos do móvel que tem duas camas e duas bicamas. Créditos da designer de Interiores Débora Bz Brandão.













Este quarto é parte do apartamento decorado da construtora Sabbahi e foi feito para um adolescente. Com 8,80 m², o quarto tem uma cama baixa e um painel horizontal em meia parede, para parecer espaçoso. O nicho revestido de espelho no painel faz a vez de criado-mudo. Apesar de pequeno, foi possível utilizar vidro preto nas portas do armário, favorecido pela composição de materiais e cores. Para a iluminação foram feitos três recortes de 40 x 40 no gesso e fechados com vidro, resultando em uma iluminação clean e sem perfis amostra. O adesivo que dá tema ao quarto foi impresso pela Roger Propaganda e os pôsteres em quadros de shows antigos são da Arte Própria. O projeto é uma parceria dos arquitetos Lucilene Leitte e Enrico Bernardinelli.












Encomendado para dois adolescentes, este quarto traz um armário em conjunto com um beliche em uma posição que o deixasse mais próximo da TV. Também foi usada uma parte interna do armário para criar nichos externos para serem usados como apoio para as camas e painéis aplicados na lateral como detalhe, caracterizando uma cabeceira. Neste projeto, o arquiteto Jean Carlos Flores usou MDF madeirado em carvalho prata da Duratex e MDF branco para deixar o quarto com cores suaves e com aspecto tranquilo. Também usou um papel de parede pensando na harmonia de cores.











Este dormitório é de uma menina de 12 anos. Nele, a arquiteta Michelle Palaver utilizou o recurso de espelhos nos armários e nichos. A cor preferida da menina, rosa, foi mesclada com lilás e branco. A iluminação é bem especial: dicróicas, sanca luminosa no formato de lua e borda tipo "céu estrelado" em pontos de leds.









Quarto Casal de 13,95 m² em um apartamento em Santo André, feito há cinco anos. O arquiteto Giuliano Luchetti usou uma configuração com armários maiores para acomodar um volume maior de roupas e que escondesse a CPU, impressora, TV e DVD. Os armários têm prateleiras fixas e deslizantes e, um deles, com espelho nas portas, para deixar o ambiente mais amplo.








Este quarto foi feito pela arquiteta Carola Cunha e tem 10,12 m². O projeto era para uma adolescente e foi desenvolvido um painel para a cabeceira da cama com recorte de flores e uma iluminação embutida. Para colocar todas as pelúcias foi feita uma torre de nichos intercalados até o teto para aproveitar mais o espaço. Os móveis são de MDF nos tons neutros. A parede e o papel de parede lilás criaram um ambiente aconchegante.









Esse quarto foi feito para uma adolescente e tem área total de 10,79 m². Neste projeto, a arquiteta Raquel Del Valle colocou um espelho do chão ao teto, perto da porta, para ter amplitude. A cama foi colocada em uma das paredes para liberar espaço e os armários foram feitos de marcenaria (laca branca) para clarear o ambiente. Todo canto é aproveitado com portas ou gavetas embutidas, todas sem puxadores.










Quarto para menino de quatro anos projetado com cama de casal. Isso porque ele passa muito tempo deitado e adora ficar coberto até a cabeça. A arquiteta Cidia Nara fez o detalhe no teto com um leve voal para ele se sentir como numa toca. No teto também foi feito um painel de lâmpadas Led com várias cores e o dormitório ganhou um closet feito de MDF branco.












Esse pequeno quarto foi feito para um bebê e tem 2,5 m x 3,3 m x 2,85 m de pé direito. Para diminuir a sensação de pé direito alto, a arquiteta Cecília Mattos Mueller e suas sócias usaram um tom camurça escuro. Essa transição para a pintura foi feita com uma prateleira branca que ocupa toda a parede da porta. Os nichos quadrados da parede foram desenhados pelas arquitetas (30 x 30 cm e 20 x 20 cm) e a distribuição foi estudada para que ficassem equilibrados. A poltrona é da loja De Canto em Canto no tom e tecido camurça, colocada perto da janela para não atrapalhar a circulação. O tapete de crochê foi feito sob medida (1 m x 1,50 m) com os tons do enxoval, da mesma loja. A cortina rolô do tipo tela solar é da loja Fio & Arte Tapetes e Cortinas e as bonecas recortadas em MDF, que funcionam como penduradores, copiam o desenho do enxoval.




Fonte: http://casa.abril.com.br/



Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...